terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O Tabernáculo Escatológico de Deus

“Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens”




O Tabernáculo de Deus ou o Templo Escatológico é um tema chave da Bíblia e particularmente da doutrina da ressurreição no Novo Testamento. É o destino onde todos os caminhos levam no tempo do fim. A Ressurreição ocorre no Tabernáculo de Deus!


Nossa premissa para este estudo é que a morte é tragada na vitória, ou seja, no Tabernáculo Escatológico de Deus.


“1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”
Apocalipse 21: 1-4






Quase sem falta, cada menção da ressurreição no Novo Testamento é seguida de perto, precedida ou ligada a uma discussão dos últimos dias e o tabernáculo e vice-versa.


O Tabernáculo de Deus chegou em 70 AD!


A passagem do céu e da terra no verso 1 do texto é o fim do sistema da Antiga Aliança ou do povo do Antigo Pacto.


“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Mateus 5:17,18”
“Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mateus 24:34,35”


Observem nesses dois versos que os velhos céus e velha terra passariam naquela geração, logo o cumprimento de Apocalipse 21: 1-4 deve ocorrer também naquela geração e os velhos céus e velha terra representam o sistema da Antiga Aliança. Foi o tempo em que a cidade santa, a nova Jerusalém desceu do céu na visão de João. A Cidade Santa é o Tabernáculo de Deus. Quando a Nova Jerusalém desce do céu na visão, uma grande voz diz: “Eis o Tabernáculo de Deus com os homens". Portanto, a Nova Jerusalém, Cidade Santa, é o Tabernáculo de Deus. É o Novo Céu e Nova Terra de Deus.






Novo Céu e Nova Terra = Tabernáculo ou Templo Escatológico de Deus = Nova Jerusalém.


O que Deus afirma para esta casa ou tabernáculo não feito por mãos?


“Não haverá mais morte”.


Em outras palavras, no Tabernáculo de Deus, a morte foi derrotada e removida, isto é, na Cidade Celestial que desceu do céu na visão.


Esta também é a Parousia de Cristo. Como podemos afirmar isso? É porque Cristo e Deus é o Templo desta cidade.


“E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. Apocalipse 21:22”


Compreenderam a associação? A Nova Jerusalém é a Cidade Santa, que é o Templo ou Tabernáculo Escatológico do tempo do fim e que é Deus e o Cordeiro. E se João ver a vinda da Cidade ou do Templo, na verdade ele está vendo a vinda do Senhor.






O Tabernáculo de Deus é o Céu na Terra. Com esse raciocínio podemos concluir que toda vez que aparecer esses termos, principalmente no livro do Apocalipse, se trata do mesmo assunto. Aquilo que estamos chamando de Templo ou Tabernáculo Escatológico do Tempo do Fim é chamado de Santuário Celestial pelos Adventistas do 7º Dia. Esses irmãos se orgulham por possuírem teorias não conhecidas dos evangélicos comuns e que “só eles tem”, como a Teoria Mirabolante do Santuário Celestial Adventista. Usando alguns versos que tratam do Templo dos Últimos Dias e outros da visão de Moisés da visão do modelo do Tabernáculo da Velha Aliança de Israel, eles acreditam que há no Céu um templo semelhante ao templo físico que existiu e que Jesus não chegou ao Santíssimo na ascensão e só fez isso em 1844. Mas a Bíblia diz que Ele chegou ao lugar mais santo do Universo quando chegou ao Pai.


A quem vencer, eu o farei coluna no TEMPLO do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Apocalipse 3:12


Versos do Apocalipse onde consta o Templo.


"E abriu-se no céu o TEMPLO de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva." Apocalipse 11:19


"E saiu do TEMPLO, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda." Apocalipse 14:17


"E depois disto olhei, e eis que o TEMPLO DO TABERNÁCULO do testemunho se abriu no céu." Apocalipse 15:5


"E o TEMPLO encheu-se com a fumaça da glória de Deus e do seu poder; e ninguém podia entrar no TEMPLO, até que se consumassem as sete pragas dos sete anjos." Apocalipse 15:8


"E os sete anjos que tinham as sete pragas saíram do TEMPLO, vestidos de linho puro e resplandecente, e cingidos com cintos de ouro pelos peitos." Apocalipse 15:6


"E ouvi, vinda do TEMPLO, uma grande voz, que dizia aos sete anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus." Apocalipse 16:1


"E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do TEMPLO do céu, do trono, dizendo: Está feito." Apocalipse 16:17


"E nela não vi TEMPLO, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro." Apocalipse 21:22







O Templo Escatológico representa todos os efeitos da parousia ou o mais popular, segunda vinda.
Observaram, por exemplo, que o Templo é que causa a tribulação no livro? E se Deus e o Cordeiro são esse Templo, logo eles é quem causam a tribulação. É importante ressaltar que o livro do Apocalipse não é uma história de capítulos. Quero dizer que o mesmo enredo é contado do início ao fim de modo diferente de várias vezes. Lembram-se dos dois sonhos de Faraó que eram o mesmo evento visto de duas formas. Assim é muitas vezes no Apocalipse. O mesmo evento é retratado com visões diferentes, não tendo nada de sequencial e temporal, para surpresa dos curiosos.


Assim, a glória escatológica de Deus está no templo escatológico. Não há saída escatológica no NT que ocorra fora da esfera do tabernáculo escatológico de Deus. Mesmo os textos do reino que falam de Jesus vindo em sua glória, estão envoltos na glória da tenda sagrada do templo.


O tabernáculo de Deus em Apocalipse 13: 6,7 mostra os santos que habitam no céu, isto é, na tenda celestial de Deus.


Assim a Babilônia misteriosa, cidade prostituta da Velha Jerusalém, se assentava como uma rainha vestida de púrpura, escarlata, ouro e pedras preciosas, a nova Jerusalém celeste é descrita do mesmo, mas a excedendo em glória.


“E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.”
1 Coríntios 15:54-56


Nesse verso vemos a derrota escatológica da “morte” ainda num futuro para Paulo que não pode ser outra derrota diferente de Apocalipse 21: 4 e de outras profecias da derrota escatológica da morte em outras partes da Bíblia. É sempre a mesma derrota final.


“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21: 4







O resultado direto da derrota escatológica da morte é obviamente a ressurreição. Personificando a morte espiritual como um ser que aprisionava os filhos de Deus, com a sua derrota eles estão livres para estar com Deus. Nesse sentido morrer significa afastar-se de Deus, logo ressuscitar significa voltar-se a Deus, tanto os fisicamente vivos ou não.


Muita calma nessa hora!


“Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.”
1 Coríntios 15:56


Como já provamos em Mateus que Jesus disse que a Lei só passaria quando os céus e terra passassem e depois disse que os céus e terra passariam naquela geração, logo a Lei passou e se a Lei passou o pecado perdeu sua força e a morte perdeu seu aguilhão.  Aguilhão era uma grande vara para conduzir gado, tendo numa das extremidades um ferro de ponta aguçada. Logo a morte perdeu simbolicamente sua arma ou seu poder, ou seja, “não haverá mais morte”.






“E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,”
2 Coríntios 3:7


Vejam que a queda da morte coincide com a passagem da Lei e que agora nesse verso a Lei é chamada de ministério da morte.


“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
Gênesis 2:17


Quando Adão comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal ele morreu no mesmo dia? Cuidado com o que responderá. Logicamente ele morreu quando Deus o expulsou de sua presença, onde o Édem era seu “primeiro” tabernáculo e sua glória era manifestada.


O Templo Escatógico é o local de adoração da Nova Aliança que Jesus prometeu.


“Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.”
João 4:21
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”
João 4:23






O Senhor promete um novo tabernáculo por que Ele se refere a um novo local de adoração e disse que era breve, observe o “e agora é”.


“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.”
João 5:24,25


Observaram também que tinha uma ressurreição próxima também por causa do “e agora é”.


Porém essa era para os mortos que ouviriam a voz do Filho de Deus e que eram aqueles do “quem ouve a minha palavra”. E quem ouve a palavra de Jesus?


Resposta: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:27,28


Sendo a vida eterna recebida na ressurreição, os filhos de Deus são ressuscitados na derrota da morte.






“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.”
Apocalipse 20:11


Viram novamente o passar do céu e da terra?
A derrota da morte e a ressurreição ocorreram no passar do céu e da terra na chegada do Templo Escatógico de Deus.


“Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.”
1 Coríntios 15:26


E como Jesus poderia concluir seu trabalho de aniquilar a morte?


Destruindo o ministério da morte (70 d.C.) que também foi representado pela Grande Babilônia, a grande cidade de Jerusalém (Ap 11.1,2 e 8 e Ap 17:18).






“Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.”
João 2:19
“Mas ele falava do templo do seu corpo.”
João 2:21


Jesus: o Templo Escatológico que trouxe a ressurreição!


Glória ao Senhor nosso Deus!




Gostou dessa nossa conversa? Deixe um comentário. Esse artigo foi simplificado para ficar menor o tempo de leitura, mas poderá ser revisado e melhorado com sua contribuição. Em breve postaremos o também conhecido "Monte Escatológico de Deus".

4 comentários:

  1. Belo blog irmão. Não sei se vc me conhece, mas, eu sou Cris Macabeus, dono do site Mentiras do Apocalipse Protestante. Não sei se vc já teve a oportunidade de entrar no meu site, mas, a sua visão sobre apocalipse é bem parecida com a minha. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber qual é a posição do preterismo completo sobre Imortalidade da alma. Já que em Gênesis está escrito que Deus criou a árvore da vida e que está árvore era capaz de fazer o homem se tornar imortal, mas só se ele comesse do seu fruto. (Gênesis 3:22) Porquê criar uma árvore que concede a imortalidade se o homem já possui uma alma imortal? A árvore não seria desnecessária? E também, depois que o homem pecou e foi expulso do Jardim do Edem a Bíblia diz que Deus colocou 2 anjos com uma espada de fogo para guardar a entrada do jardim, para que o homem não comesse da árvore da vida e se torna-se imortal. Pra que fazer isso se o homem já possui uma alma imortal? Todos esses precauções para evitar que o homem com a data árvore da vida e se torne imortal seria desnecessário se o homem já tivesse uma alma imortal. Resumindo: Em Gênesis 2:17 Deus diz que o homem morre. E em Gênesis 3:4 Satanás diz que o homem certamente não morre. Quem está falando a verdade? Deus ou Satanás?

    ResponderExcluir
  3. Ótima pagina. Parabéns pelo trabalho!
    Continue publicando sempre...

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber qual sua visão sobre o arrebatamento.Obrigada.

    ResponderExcluir